Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Eduarda

Receitas & Lifestyle

Maria Eduarda

Receitas & Lifestyle

25
Abr20

Pãodemia

Se antes me queixava que nem sempre tinha tempo para me dedicar à cozinha, agora tempo é coisa que não me falta. Raios partam esta pandemia que nos obriga a ficar confinados em casa!

Depois disto tudo acabar acho até que os ginásios vão ser um bom negócio para se investir, tal vai ser a afluência. Tendo em conta o que tenho visto pelas redes sociais, não sou a única a dedicar o meu tempo livre às receitinhas boas. Um bom exemplo é este pão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o !!!!!

A receita é da Filipa Gomes, cujo o nome é bastante sugestivo e apropriado ao momento que vivemos, pãodemia. É o pão mais fácil de sempre, nem precisam de amassar. E é tãaaaaoo bom!! 

IMG_2303.JPG

IMG_2298.JPG

IMG_2306.JPG

 

O meu pão não cresceu lá muito, é um facto. Fiz tudo como a receita indica, mas como não encontrei fermento de padeiro seco coloquei do fresco, não sei se foi esse o problema ou se foi por ter cozido o pão num panela de barro, na receita original é cozido numa panela de ferro mas diz lá que também funciona nas de gres, e gres não é a mesma coisa que barro, eu sei, mas aqui a pessoa arriscou na mesma 

Não cresceu mais ficou bem bom na mesma!! Comemos ainda quente com manteiga 

 

INGREDIENTES

  • 3 chávenas de farinha de trigo sem fermento 
  • 1 colher de café de fermento de padeiro seco
  • 1 colher de chá de sal fino
  • 1 chávena e meia de água morna

 

PREPARAÇÃO

  1. Numa tigela grande coloque a farinha, junte o fermento e o sal e envolva.
  2. Junte a água e com a ajuda de uma colher de pau ou espátula envolva bem até os ingredientes ficarem todos ligados.
  3. Tape com película aderente ou um pano e deixe levedar por 8 a 12 horas.
  4. Passado o tempo disponha uma folha de papel vegetal na bancada e polvilhe com farinha.
  5. Deite a massa no papel vegetal, polvilhe com um pouco de farinha e molde de forma a formar uma bola. 
  6. Deixe a massa descansar enquanto o forno pré-aquece a 250 graus com uma panela lá dentro, de preferência de ferro e com tampa.
  7. Assim que estiver quente retire a panela, agarre no papel vegetal com a respetiva massa e coloque com cuidado na panela, tape e leve ao forno durante 30 minutos.
  8. Passados os 30 minutos retire a tampa e leve ao forno mais 10 minutos para ficar com uma crosta bem crocante.

 

IMG_2304.JPG

IMG_2314.JPG

 

Bom Apetite

ME

 

3 comentários

Comentar post