26
Mar20
Migas Alentejanas
Ahhhh migaaaaas!! Gosto tanto disto, ou não fosse eu alentejana. Servem-se tradicionalmente com carne de porco frita. E a própria versão das migas varia de zona para zona, estas são as que se fazem na minha casa, aprendi com a minha mãe que por sua vez aprendeu com a minha avó.
Não é um prato leve, eu sei, e por isso não é um prato frequente por estas bandas mas de vez em quando sabe bem.
INGREDIENTES
- Pão alentejano de véspera
- 2 colheres de sopa de banha de porco
- Sal
- Carnes de porco variadas (usei rojões, entremeadas, chouriça e farinheira)
- Massa de alho
- Massa de pimentão
- Sumo de limão
PREPARAÇÃO
- Comece por temperar os rojões e as entremeadas com massa de alho e de pimentão, sumo de limão e um pouco de sal (ter em atenção que a massa de alho e pimentão já contém), envolva as carnes com os temperos e deixe tomar gosto no mínimo 30 minutos.
- Corte a chouriça e a farinheira em pedaços e reserve.
- Passado os 30 minutos, leve ao lume uma panela e junte a banha, deixe derreter e junte a chouriça e farinheira, deixe fritar.
- De seguida frite as restantes carnes.
- Enquanto as carnes fritam corte o pão em pequenas fatias finas, coloque-o numa tigela e regue com água bem quente, deixe demolhar.
- Depois das carnes fritas coloque-as num prato com papel absorvente e reserve.
- À gordura que restou na panela junte o pão, mexa e vá-o desfazendo com a colher de pão.
- Vá mexendo até que as migas descolem da panela, quando isto acontecer é sinal que estão no ponto.
- Rectifique o sal e caso seja necessário junte.
- Sirva com as carnes fritas.
Bom Apetite
ME