Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Maria Eduarda

A Maria Eduarda

Coxinhas de Frango

Carnaval rima com Brasil e Brasil rima com coxinha!! Vai daí resolvi meter mãos à obra e preparar este petisco bem brasileiro. E enquanto o fazia o meu pensamento era só um: "mas porque raio não fiz eu uns simples brigadeiros?" 

É que não estão a ver bem a loucura que foi fazer estas coxinhas, definitivamente eu e massas de moldar não nascemos para nos dar bem, primeiro que eu desse com o ponto da massa... acho que tinha tido tempo de ir ao Brasil comprar as coxinhas já feitas 

E como podem ver ficaram com um aspeto bem tosco e nada perfeitinhas, mas digo-vos uma coisa, valeu bem a pena o esforço, são uma delicia!! 

 

20180201_140415-01.jpg

20180201_140459-01.jpg

 

20180201_140426-01.jpg

 

Estes ingredientes renderam 15 coxinhas 

 

INGREDIENTES

- 3 pernas de frango (incluído a parte da coxa)

- 1 cebola e meia

- 4 dentes de alho

- Farinha de trigo sem fermente

- 1 cubo de caldo knorr

- 2 colheres de sopa de manteiga

- 2 colheres de sopa de polpa de tomate

- Azeite

- Sal

- Especiarias a gosto 

- Salsa picada

- 2 ovos

- Pão ralado

 

 

PREPARAÇÃO

1. Coloque as pernas de frango a cozer e junte-lhe meia cebola, 2 dentes de alho e sal. Assim que estiverem cozidas retire-as e reserve o caldo onde as cozeu.

 

2. Retire do caldo a cebola e os dentes de alho. Ao caldo junte a manteiga e o knorr e deixe ferver até que se desfaçam.

 

3. Ao caldo junte farinha suficiente para absorver o caldo, vá mexendo sempre até a massa descolar do fundo e formar uma bola. Apague o lume e reserve.

 

4. Enquanto a massa arrefece prepare o recheio. Limpe o frango de peles e ossos e desfie (eu optei por triturar na picadora mas é opcional). Reserve.

 

5. Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola picada e os alhos picados e deixe alourar. Junte o tomate e a carne e envolva bem. Tempere a gosto com sal e especiarias e deixe cozinhar um minuto mexendo sempre. No final apague o lume, junte a salsa e envolva.

 

6. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e despeje a massa, amasse um pouco para ser mais fácil moldar (e foi nesta parte que demorei uma eternidade pois a minha massa estava peganhenta e não dava nem para amassar, tive que ir juntando mais farinha até dar para moldar, mas o suposto é ficar no ponto ainda na fase em que está no tacho).

 

7. Faça bolinhas com a massa e com os dedos vá abrindo até formar um circulo, no centro do circulo coloque uma colher de sobremesa de recheio e una as extremidades do circulo até fechar a coxinha de modo a parecer uma pêra. Repita este processo até acabar o recheio.

 

8. Depois das coxinhas feitas, parta os ovos para um prato e bata com um garfo, num outro prato coloque o pão ralado. Passe as coxinhas, uma a uma, primeiro pelo ovo batido e depois pelo pão ralado.

 

9. Leve as coxinhas a fritar em óleo bem quente, depois de fritas coloque em papel absorvente.

 

 

Deixo-vos aqui o link do vídeo onde me inspirei, parece tão fácil mas a verdade é que até com farinha no cabelo fiquei ahah mas isto sou eu que sou uma pessoa desastrada por natureza 

 

 

 

20180201_140401-01.jpg

20180201_140911-01.jpg

 

Bom Apetite

ME